segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Giardíase

Giardíase

 

A Giardíase é uma infecção causada por um protozoário que atinge a o intestino delgado na sua parte superior, está infecção pode passar dos cães para humanos ou vice versa.

 

A transmissão ocorre por via fecal para oral, o cisto é muito resistente e sobrevive no ambiente por muito tempo, a proliferação da GIARDÍASE se dá em ambientes com ausência de saneamento básico, locais úmidos com pouca limpeza. O hospedeiro se infecta com a ingestão do cisto o mesmo se rompe no sistema digestivo “intestino”.

 

Esta contaminação via se proliferando nos animais e nos homens, quando são ingeridos no consumo de alimentos e águas contaminadas com o cisto ou com as fezes dos animais e humanos contaminados , que de uma forma repetitiva vai se romper no intestino do contaminado assim fechando o ciclo fecal, oral. Os índices maiores de contaminação ocorre em crianças até 6 anos de idade.

 

Os sintomas mais comuns nos animais e no homem são: Fezes moles, odor forte, diarréia com dores abdominais às vezes intermitentes e aguda, seguida de desidratação e vômitos.

Sem contarmos que a postura do cão também pode mudar,  pois cansaço, falta de apetite, perda de peso e anemia. Se não tratado pode evoluir para algum problema maior já que a contaminação remete o infectado a fraqueza e baixa imunidade devido aos sintomas citados acima.

 

A prevenção se trata basicamente de higiene e saneamento básico, alem de adquirirmos alguns hábitos saudáveis, como lavar as mãos após de utilizar o sanitários, antes de se alimentar, procurar evitar contato direto com o vaso sanitário em banheiros públicos e sempre antes de nos alimentar e manipular nossos alimentos e de nossos cães, lavarmos as mãos. É importante também sempre prestarmos atenção na qualidade da água que damos para nossa família e nossos cães!

Não permita que o seu animal tome água empossada mesmo que seja em seu quintal, utilizar sempre desinfetante e água sanitária para lavarmos os nossos quintais onde os cães fazem suas necessidades.

Outro fator importante é fazermos a vacinação anual para prevenirmos a contaminação de nossos pet`s.

 

Em caso de suspeita de contaminação procure o seu veterinário de confiança e solicite que ele peça um exame de sangue, pois assim temos a certeza da contaminação e nem sempre o animal que já foi contaminado tem  anticorpos para não se infectar novamente, ou seja, sempre temos de ficar em alerta com a Giardíase.    

 

Leandro Sammartin

    

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário